terça-feira, 8 de julho de 2008

IMPOSTO DE RENDA 2 LOTE

A Receita Federal liberou nesta terça-feira (8), às 8h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2008, ano-base 2007. Serão contemplados 35.987 contribuintes baianos, envolvendo um montante de aproximadamente R$52,8 milhões.

Ao todo, foram liberados mais de 958 mil restituições no país, totalizando R$1,2 bilhão. Os interessados em saber se a sua restituição será liberada neste novo lote, que estará disponível para saque a partir do próximo dia 15, podem acessar o site ou ligar para 146. Basta informar o número do CPF.

De acordo com o auditor fiscal da Receita Federal/ 5º Região Fiscal, Demian Moreira Fagundes, o segundo lote inclui todos os contribuintes amparados pelo Estatuto do Idoso (maior de 60 anos) que não apresentaram pendências nas respectivas declarações e não foram contemplados no primeiro lote, cerca de 2,9% do total nacional. “Já os pagamentos aos demais contribuintes foram priorizados de acordo com a data da entrega da declaração”, acrescenta ele, informando que o valor das restituições será acrescido de 2,84%, sendo 1,84% correspondente à variação da taxa Selic de maio a junho e 1% referente ao mês de julho. O auditor destaca que quem ainda não informou o número da conta para receber a restituição deve se dirigir a uma das agências do Banco do Brasil ou ligar para o BB Responde (4004-0001 nas capitais ou 0800 729 0001 nas demais localidades) para agendar o crédito, que poderá ser depositado em uma conta corrente ou poupança em qualquer instituição financeira.

Os contribuintes que declararam, mas não tiverem a sua restituição no primeiro e no segundo lotes, podem retirar um extrato simplificado do processamento (também disponível no site da Receita) para verificar se há alguma pendência. Segundo o auditor, a declaração pode estar enquadrada em três situações: processada e liberada, processada e não liberada ou retida em malha. “Caso a declaração apresente alguma irregularidade, o contribuinte deverá realizar a retificação, cujo procedimento é feito através do mesmo programa de entrega da declaração”, afirma ele, complementando que quanto mais cedo o contribuinte fizer a retificação, mais chances ele terá de ser contemplado com antecedência.
SEE YA
CÉSAR

Nenhum comentário: